Será que todo solo pode ser perfurado? Segue lendo que nesse post vamos te tirar essa dúvida!
Um poço artesiano é um poço tubular profundo feito no solo para fins de extração de água.
Para definir onde será realizada a perfuração de um poço, é necessário um serviço chamado de locação de poço.
É ele que vai determinar o local exato onde o poço será perfurado!
Tipos de solo para poço artesiano
Poços artesianos podem ser perfurados em diversas condições de terreno e essa é uma das grandes vantagens desse tipo de projeto!
De modo geral, podemos analisar três tipos de poços artesianos, considerando as variações de terreno existentes. Então, quais tipos de solo podem ser perfurados?
Rochas cristalinas
O poço em rocha é perfurado em formações rochosas metamórficas e magmáticas. Para chegar na rocha, a perfuração atravessa a parte de sedimento, que é vedada, para impedir infiltrações e eventuais contaminações.
Todas estas rochas permitem que as paredes do poço se sustentem drenando a água diretamente para o interior do poço perfurado
Rocha sedimentar
O poço em sedimento é construído em regiões cujo subsolo é composto de rochas sedimentares com porções permeáveis que favorecem a formação de um aquífero.
Esta característica faz com que a água seja transmitida entre os espaços vazios ao longo de um gradiente hidráulico (permeabilidade) e armazenada quando não há transmissão (porosidade).
Solo misto
Nesse tipo de solo a parte superior perfurada é constituída de rochas sedimentares e, na parte inferior, por rochas cristalinas.
Independente do solo, o poço artesiano tem que ser regularizado!
Seu poço precisa ser regularizado, se não, ele é considerado clandestino e pode ser sujeito a multas, detenção e desativamento. Os poços clandestinos são considerados crimes ambientais, escolha uma empresa séria e responsável.