Ter um poço artesiano na sua residência, condomínio ou empresa é uma solução que gera economia, sendo muito atrativa para quem tem alto gasto com volume de água. Porém, esta água se encontra em lençóis freáticos a muitos metros de profundidade, correndo livre entre terra e rochas. Assim, torna-se necessária análise prévia e um estudo completo. Este estudo é feito por geólogo, que analisa o solo e a água, emitindo um laudo completo físico-química e bacteriológica, com informações importantes para posteriores manutenções dos poços.
Mas não se preocupe: por ser um aspecto da natureza, tem poços artesianos que não é zero o ferro, e não precisa de tratamento nenhum, apenas é recomendado a utilização de filtro para filtrar sujeira, pois como a água vem de cavernas de água subterrâneas, em locais no qual não tem acesso ao ar, muitas das vezes as bactérias não sobrevivem por causa da profundidade.
Elementos que compõem o poço artesiano e garantem a qualidade da água
Em geral, é feita a instalação de um clorador, equipamento responsável pelo processo de cloração (aplicação de cloro por gotejamento). Este sistema dispensa operações manuais, sendo ativado quando há bombeamento de água.
Quando há presença de metais pesados, como o ferro, é realizado um procedimento para sedimentar estes elementos no fundo do reservatório e do filtro, garantindo água pura. Para cada elemento é recomendado um filtro com componente diferente, como carvão ativado, areia, zeólita, por exemplo. Caso após o laudo da água, conste presença de ferro e outros, há necessidade de filtro específico para redução desse componente.
Neste ponto entra a importância de uma manutenção regular do seu poço artesiano, assegurando que a água é potável para consumo e não irá oferecer riscos à saúde. Se precisa de serviços para perfuração ou manutenção de poços, fale com a equipe da Perfugel e garanta uma fonte de água limpa para sua empresa, indústria ou residência.