Estamos em uma época do ano em que aumenta o consumo de água. Segundo pesquisa de companhias de abastecimento, o consumo sobe em até 30%, já que as pessoas tomam mais banho, enchem piscina e fazem tratamento da mesma, entre outras atividades. Porém, no Brasil, 36% da água não é tratada após o uso, ou seja, desperdiçamos. Um recurso tão único e precioso indo ralo abaixo.
Pensando nisso, selecionamos algumas dicas para evitar o desperdício e ainda gerar economia, sem interferir nas suas férias. Veja abaixo:
Banhos mais curtos
Por mais que seja muito gostoso tomar um banho refrescante, reduzir o tempo embaixo do chuveiro garantirá uma conta de água mais barata e menos água desperdiçada. Se você poupar 5 minutos de banho, são 25 litros de água economizados. O mesmo vale para a hora de escovar os dentes. Fechar a torneira evita o desperdício de mais de 15 litros de água.
Colete água da chuva
Apesar de não ser potável, com a água da chuva você pode regar jardim, lavar o carro, o quintal. É importante que tudo esteja bem tampado, para evitar a proliferação de mosquitos que propagam doenças, como a dengue. Nada de tampas soltas, lona, madeiras ou telhas.
Tratamento de piscina
Evite deixar a água muito tempo parada, para não atrair mosquitos como o da Dengue. Porém, para evitar o desperdício entre as trocas de água, cubra a piscina! Isso porque uma piscina de tamanho médio, com a água parada, durante um mês quente e muito seco, perde quase 4 mil litros de água por evaporação natural. Ao cobrir a piscina com uma lona adequada, cuidando para vedar o melhor possível, pode-se reduzir essa perda em 90%.
Ao cuidar de casa e jardim, observe sempre a previsão do tempo. Pois com as chuvas de verão muitas vezes nem compensa lavar o quintal. E para a lavagem ser rápida, varra toda a extensão do quintal, evitando usar o esguicho de água para este fim.
Estas são pequenas, mas valiosas dicas para você poupar água e evitar o uso desnecessário. Juntos e com pequenas atitudes, somamos uma grande economia e que preserva o meio ambiente!