O Poço Artesiano é conhecido também como poço tubular profundo, tecnicamente classificado como poço-jorrante e não-jorrante, na qual é perfurado na rocha geralmente com profundidade miníma de 100 metros dependendo da geologia local. Com essas características, a água do poço artesiano é muito utilizado para consumo humano, pois em seu procedimento de perfuração é “encamisado”(protegido) com material de carbono para que não haja contaminação.
Já o Poço Raso é classificado “comercialmente” como Poço Semi-Artesiano, com profundidade entre 15 a 30 metros que capta a água próximo a superfície no lençol freático que é reserva de água subterrânea, vindas principalmente de chuva. Porém quando ocorrer o período de estiagem (tempo seco e falta de chuva) a água desse poço tende a secar e por ser muito próximo da superfície e desprotegido pode contaminá-lo por produtos químicos e fossas fecais que estiverem próximas.
Por isso é aconselhado ao cliente, consultar e tirar todas as dúvidas com geólogo e técnico especializado para que possa tirar todas as suas dúvidas quanto as essas diferenças para que não tenha problemas no futuro.